7 Ferramentas para monitorar instalações e desinstalações de softwares e Remover Totalmente as sobras no Regedit (Registro do Windows)

10-03-2020 13:46

Muitos de nós sabemos que, quando você instala um aplicativo, não é incomum que ele deixe alguns pedaços para trás no seu sistema depois de desinstalá-lo novamente, mesmo usando o utilitário desinstalador oficial que o acompanha. O software de segurança é um excelente exemplo, que geralmente deixa uma tonelada de dados redundantes para trás e, em muitos casos, isso causa instabilidade no sistema até que todos os rastreamentos sejam removidos . Muitos de nós dispomos de ferramentas de desinstalação de terceiros para ajudar a procurar e se livrar desses dados restantes, como o Revo Uninstaller, mas, embora possam fazer um bom trabalho, eles estão após as ferramentas do evento e às vezes não são tão precisos quanto precisam. .

A melhor maneira de garantir que nada seja perdido após a remoção de um aplicativo é monitorar e rastrear as alterações de arquivo e registro quando você instala o software. Assim, quando se trata de remoção, você tem a chance de excluir tudo o que o instalador original deixou para trás. Existem muitas ferramentas disponíveis para monitorar seu sistema em relação a determinadas alterações, e escrevemos sobre aquelas que podem rastrear alterações durante uma instalação em outro artigo.

Esses 7 utilitários abaixo podem monitorar a instalação e desinstalar o software novamente, removendo todas as alterações que o desinstalador original pode ter perdido.

 

1. Advanced Uninstaller Pro

 

O Advanced Uninstaller Pro definitivamente está tentando ser o utilitário mais completo, pois além das funções de desinstalação, ele também possui uma série de outras ferramentas úteis. Limpeza de registro, otimização, backup e restauração, limpeza e otimização de arquivos, Serviços, Inicialização, Painel de controle e gerenciadores de fontes, várias ferramentas diferentes para IE, Chrome e Firefox, e existem muito mais. O programa possui uma opção Revo como desinstalar programas que faz uma remoção padrão e, em seguida, verifica as sobras e uma opção de instalações monitoradas.

Advanced Uninstaller Pro

Essa segunda opção requer que você inicie o componente da bandeja do monitor de instalação e clique nele com o botão direito do mouse para iniciar uma instalação monitorada usando o método de captura instantânea antes e depois. Ficamos surpresos com o tempo que o programa levou para criar os instantâneos e, em seguida, o arquivo de log, quase 3 minutos lendo o relógio incorporado.

É possível fazer backup e restaurar o software não desinstalado posteriormente. Mesmo que você nunca use as funções de desinstalação oferecidas, o Advanced Uninstaller Pro ainda possui vários outros recursos que você pode achar úteis. Cuidado com o adware da barra de pesquisa do AVG oferecido na instalação.

Baixar Advanced Uninstaller Pro 

 

2. Mirekusoft Install Monitor

O Mirekusoft Install Monitor possui algumas vantagens e possíveis desvantagens em relação a outras ferramentas de rastreamento de instalação. No lado positivo, tudo é monitorado em tempo real, para que você não precise criar instantâneos antes e depois, o que economiza muito tempo. Isso é conseguido por um serviço em execução em segundo plano (MspySvcHost.exe) que observa constantemente as instalações.

Quando você clicar no programa instalado na janela Monitor de Instalação, ele fornecerá informações sobre o tamanho da instalação e todas as alterações de registro e arquivo que ele criou. O conteúdo criado e as entradas de inicialização do software selecionado podem ser visualizados usando as guias abaixo.

Instalar monitor

A remoção do software é um processo de duas etapas, com o desinstalador padrão executando o 1º e, em seguida, o programa informa se ainda existem outras entradas rastreadas que você pode remover usando o botão Limpeza. O serviço em execução também pode ser considerado uma desvantagem se você não quiser monitorar o tempo todo, pois precisaria interrompê-lo manualmente.

Embora não esteja incluído em nenhum adware, o Install Monitor exige que o Visual C ++ Redistributable e o SQL Server Compact Edition funcionem, que podem ser baixados automaticamente se você ainda não os tiver. Existem versões separadas para XP e Windows de 32/64 bits.

Baixar Install Monitor 

 

3. Primo

O Primo é, na verdade, um utilitário de instantâneo antes e depois baseado no Regshot 1.8.2 e os usuários com experiência nesse utilitário provavelmente também gostarão do Primo, porque possui algumas adições. O programa consiste em 2 arquivos executáveis, o Primo para tirar os instantâneos e salvar o arquivo de diferenças, e uma ferramenta chamada CHKUnin, que cria um arquivo .reg e um arquivo .bat, os quais podem ser usados ​​para excluir o aplicativo monitorado. instala ou exclui as sobras após uma desinstalação.

Primo

Se você não extrair o programa para a unidade C, ele exibirá um erro na inicialização, basta alterar o caminho de Saída para interromper a exibição novamente. Várias unidades ou pastas podem ser verificadas, separando-as na caixa com ponto e vírgula. Clique em 1ª Imagem para criar o instantâneo anterior, instale o aplicativo e clique em 2ª Imagem para criar o instantâneo posterior.

Em seguida, pressione Comparar para criar o relatório de log que pode estar nos formatos TEXTO ou HTML. Para criar os arquivos de lote e registro de desinstalação, execute CHKUnin e abra o arquivo de log de texto (não HTML), que criará automaticamente os arquivos para você e eles poderão ser executados quando você desejar remover o software ou deixar dados para trás.

Download Primo 

 

4. Total Uninstall (última versão do freeware/grátis)

O Total Uninstall é shareware(software pago) há muitos anos, mas já foi uma ferramenta freeware e, embora seja de 2005, esta versão mais antiga 2.35 ainda funciona e faz o trabalho muito bem. Não há muitos recursos no programa além das opções padrão de registro e verificação de arquivos para os instantâneos antes e depois, o que o torna um aplicativo fácil de usar.

desinstalação total

O monitoramento de uma nova instalação é feito arrastando o instalador para a janela e antes da criação do 1º instantâneo, você terá a chance de editar os locais padrão do registro e do arquivo a serem verificados. Depois de aguardar a criação do instantâneo, você tem a opção de monitorar apenas um aplicativo ou vários que podem ser desinstalados de uma só vez.

O restante do procedimento é bastante padrão e criará o instantâneo posterior e mostrará as diferenças em uma visualização em árvore. Então, quando você quiser remover o programa do seu sistema, selecione “Desinstalar ou exibir as alterações de um aplicativo monitorado” na janela principal, juntamente com o que desinstalar onde o Total Uninstall permitirá revisar e remover completamente o programa.

Baixar Total Uninstall v2.35 


Leia mais: https://www.raymond.cc/blog/monitor-software-installs-remove-leftovers-install-monitor/

 

5. Comodo Programs Manager

O Comodo Programs Manager é uma ferramenta bem polida para monitorar e ajudar a remover instalações e também possui alguns recursos interessantes, como uma opção de fabricante de instalação que cria uma instalação executável a partir do conteúdo da instalação monitorada, para que você possa instalar o programa da próxima vez de forma rápida e silenciosa. Ele também tem acesso rápido à opção Recursos do Windows e uma seção Atualizações do Windows permite a visualização e possível remoção de quaisquer problemas que causem.

A opção Drivers and Services é uma coisa poderosa e também perigosa, se você não tem certeza do que está fazendo. Desinstalar algo em que o Windows ou um software depende provavelmente fará com que ele pare de funcionar corretamente.

Gerente de Programas Comodo

Quando você deseja remover um programa, basta clicar nele e selecionar Desinstalar, você receberá a opção Desinstalação Completa, se ela tiver sido rastreada anteriormente pelo Comodo ou Desinstalação Padrão para um que não tenha. Após a desinstalação, quaisquer alterações ainda deixadas estarão disponíveis para remoção.

O Gerenciador de Programas também coloca atalhos no menu de contexto do botão direito para facilitar o acesso e possui uma opção de desinstalação de backup para que você possa desfazer o processo de desinstalação posteriormente. O monitoramento é em tempo real e, como o Install Monitor, usa um processo de serviço residente chamado CPMService.exe para monitorar a instalação.

Baixar Comodo Programs Manager 

 

6. ZSoft Uninstaller

O ZSoft Uninstaller possui alguns recursos interessantes integrados. Além de poder analisar uma instalação usando antes e depois dos instantâneos dos arquivos e registro do sistema, o ZSoft Uninstaller também possui um localizador e removedor de arquivos temporário simples, um localizador e removedor de pastas vazios e um gerenciador de programas de inicialização muito básico.

Algumas funções mais interessantes são a classificação e a filtragem automáticas de entradas conhecidas do "Crapware" e um localizador de "Badware" que examinará seu sistema em busca de palavras-chave selecionadas, como "Coolwebsearch" ou "CyDoor" etc, e permitirá remover o entradas.

Desinstalador do ZSoft

O programa é executado com a fórmula padrão de tirar um instantâneo anterior, instalar o software e depois um instantâneo posterior, embora você precise atribuir um nome ao programa analisado. A desinstalação é um pouco chata, pois o desenvolvedor colocou três caixas de seleção diferentes de isenção de responsabilidade que você deve marcar antes de continuar com a remoção.

A opção de remover as sobras também não é ótima, pois todas as entradas precisam ser removidas individualmente. O site ressalta que o ZSoft Uninstaller não pode remover software específico de 64 bits, embora a remoção de programas de 32 bits em um sistema operacional de 64 bits funcione bem.

Download do Desinstalador do ZSoft 


Leia mais: https://www.raymond.cc/blog/monitor-software-installs-remove-leftovers-install-monitor/

 

7. Ashampoo Magical UnInstall

Esta ferramenta é a antecessora do aplicativo shareware Ashampoo Uninstaller que data de 2007 e é totalmente gratuita se você usar um endereço de e-mail para obter uma chave gratuita. Como em todos os produtos gratuitos da Ashampoo, é melhor usar um serviço de email temporário para evitar ser bombardeado com emails de publicidade. Uma grande desvantagem do Magical Uninstall é que ele não funciona em um Windows de 64 bits, mas ainda funciona bem no Windows de 32 bits, incluindo o 7.

Ashampoo Magical UnInstall

Além de uma janela de opções, o Magical Uninstall não possui uma interface e todas as ações são controladas através do menu de contexto do ícone da bandeja. Basta selecionar a opção Instalar um aplicativo no menu e você será solicitado a procurar o instalador da instalação. Em seguida, é o instantâneo padrão A, instale, o instantâneo B e compare o processo e selecione o menu Desinstalar uma opção de aplicativo para remover completamente o aplicativo novamente.

Também é possível fazer backup e reinstalar o software posteriormente e monitorar ativamente quando você inicia um instalador de instalação. Felizmente, esta versão de um produto Ashampoo não inclui adware ou barras de ferramentas em seu instalador, embora você precise desativar o boletim de notícias na primeira execução.

Baixar Ashampoo Magical UnInstall 

 

É isso aí pessoal. Espero que vocês tenham gostado.

https://youtube.com/microvolution

  https://facebook.com/microvolution  

https://twitter.com/microvolution

https://instagram.com/atvdopovo

Leia mais: https://www.raymond.cc/blog/monitor-software-installs-remove-leftovers-install-monitor/

 

Leia mais: https://www.raymond.cc/blog/monitor-software-installs-remove-leftovers-install-monitor/

 

Read More: https://www.raymond.cc/blog/monitor-software-installs-remove-leftovers-install-monitor/